Risk of Rain – Chris Christodoulou

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Risk of Rain é um jogo plataforma com elementos incorporados de Metroidvania e Roguelike, que trazem uma singularidade interessante para o game. O título foi desenvolvido por dois estudantes da Universidade de Washington sob o nome de Hopoo Games e, o que seria apenas mais um projeto estudantil, acabou virando algo ambicioso – graças a uma campanha muito bem sucedida de crowdfunding via Kickstarter.

Publicado pela Chucklefish em novembro de 2013 para Microsoft Windows, em outubro de 2014 para OS X e Linux e somente em abril de 2016 para PlayStation 4 e PlayStation Vita, Risk of Rain foi bem aclamado pela crítica: um gameplay desafiador e viciante, estética retrô e pixelada e, como não podia faltar, a cereja do bolo fica por conta da imersiva trilha sonora original de Chris Christodoulou.

 

TRILHA SONORA

 

Descoberto pelos desenvolvedores do jogo através do Soundcloud,  o grego Chris Christodoulou nos ambienta ao universo sci-fi do game com precisão, imersão e com pitadas de saudosismo; isto porque, na maioria das composições, Chris utiliza uma gama densa e variada de sintetizadores, drum machines, pads retrôs e 8-bit que fazem o jogador viajar no tempo enquanto tenta esquivar-se das hordas de alienígenas que brotam na tela.

O fato de parecer estar realmente em outro planeta ao jogar e ouvir Risk of Rain deve-se muito à fórmula de compasso de grande parte das faixas de Christodoulou, pois fogem do tradicional 4/4, dando uma sensação de estranheza e não linearidade. Glichtes e pitch shifters também contribuem para esse papel.

Destaques para a primeira faixa “Aurora Borealis” – um pós-órbita que nos faz aterrizar no universo do jogo -,  e “Chanson d’Automne..”  que tem uma belíssima intro com sequenciadores e um lead que soa como um instrumento de sopro para expor o tema – até ser invadida por quebras de tempo, pitch shifters e ruídos. A self-titled “Risk of Rain” seguida de “Monsoon” são uns dos pontos altos da trilha do game, com uma linha melódica épica feita por um sintetizador que, por vezes, lembra um Theremin (melodia esta, que é novamente exposta e reapresentada com uma roupagem mais metal em “Moisture Deficit” devido ao uso da guitarra elétrica).

 

Ouça aqui:

 

Risk of Rain é um jogo divertido solo e principalmente em co-op, já que tem um nível de dificuldade acima da média e é de morte permanente (permadeath). Por isso, pode deixar o jogador casual nos nervos ou irritado. Mas, nessas horas, aumente o volume e não desista! Vale muito a pena.

 

Link entrevista Chris Christodoulou :
http://artofgaming.fr/dossiers/risk-rain-meet-chris-christodoulou/22741/

 

[ENG]

Risk of Rain is a platform video game, with incorporated metroidvania and roguelike elements, witch brings a particular aspect to its gameplay. Developed by a two-student team from the University of Washington under the name Hopoo Games, initially a student project, the game became ambitious after a well succeeded Kickstarter campaign.

Published by Chucklefish on November 2013 for Microsoft Windows, on October 2014 for OS X and Linux and afterwards on April 2016 for PlayStation 4 and PlayStation Vita, Risk of Rain was well acclaimed by the critics, with a challenger and addictive gameplay, retro and pixelated aesthetics and the ice on the cake, an immersive original soundtrack by Chris Christodoulou.

SOUNDTRACK

Discovered by the game developers on Soundcloud, the greek Chris Christodoulou, make us feel in a very rich sci-fi universe thanks to his precise, immersive and sometimes nostalgic work, and the reason of it, is the use of a large variety of synthesizers, drum machines, pads and 8-bit elements that brings this time travel feeling as the player tries to dodge the hordes of alien enemies that pops the screen.

This feeling of being in another planet is due to the use of an unconventional time signature on some of Chris’s tracks, different than the most common 4/4 and summed with glitches and pitch shifters, it give us a sense of strangeness and non linearity.

Spotlights to the first track “Aurora Borealis”, a post-orbit track that lands us in the game, “Chanson d’Automne..” has a gorgeous intro followed by some kind of woodwind lead that expose us the theme song, until it gets filled by pitch shifters, noises and signature time shifting on the rhythmic session. The self-titled track “Risk of Rain” followed by “Monsoon” is one of the highlights of the game soundtrack, with an epic and melodic line that sometimes reminds us a Theremin, on “Moisture Deficit” a very similar line is exposed but this time with a electric guitar, bringing a more “metal” and strong feeling.

listen here: (see previous link)

 

Risk of Rain is a fun game, solo and mostly co-op, with a high difficult level and permadeath style that sometimes brings up the player to a nervous and angry situation. But don’t worry! Turn up the volume and don’t give up! Really worth it.

 

link Chris Christodoulou interview:
http://artofgaming.fr/dossiers/risk-rain-meet-chris-christodoulou/22741/

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